Divulgação de resultados das Provas de Avaliação para candidatura ao Concurso M23 Anos, no ano letivo de 2016/2017

No ano letivo que agora termina (2015/16) foram apoiados 69 estudantes, dos quais 63 beneficiaram do pagamento integral de propinas pelo Fundo de Apoio Social aos Estudantes da Universidade de Évora (FASE-UE). A Cerimónia de homenagem aos Mecenas que permitem a existência do Fundo decorre na quinta-feira, dia 16 de junho, às 18h30, no Colégio do Espírito Santo.

Divulgação de resultados da 1.ª fase de candidaturas ao Concurso de Mudança de Par Instituição/Curso e Reingresso para acesso a cursos de 1.º Ciclo e Mestrado Integrado, no ano letivo de 2016/2017

Divulgação de resultados da 1.ª fase de candidaturas aos Concursos Especiais para acesso a cursos de 1.º Ciclo e Mestrado Integrado, no ano letivo de 2016/2017

A Newsletter, editada trimestralmente, pretende contribuir para divulgação da informação académica de forma explícita e sintetizada.

Mariana Machado, aluna de arquitetura paisagista, alcançou a Medalha de Ouro no Campeonato Nacional Universitário de Bodyboard.

Candidaturas a Bolsas de Mobilidade Ibero-Americanas Estudantes de Licenciatura e Mestrado,  Bolsas de Mobilidade Santander Investigação (Jovens Docentes e Investigadores) e Bolsas de Mobilidade Luso-Brasileiras.  

 

Em 16.12.2016

Brown Bag Seminar - Terás direito a almoço e a certificado de participação!
O 5.º seminário está agendado para 24 de maio, inscreve-te até dia 20 de maio.

Em 24.05.2016

Os Serviços Académicos tormam pública a Lista de Candidatos para realização das provas de avaliação de acesso ao Concurso Maiores de 23 Anos.

Consulte o portal estudar.uevora.pt para obter mais informações sobre as Provas.

 

Apresentação

Nome: Princípios e Métodos de Bioquímica e Bioinorgânica
Código: QUI0359
8 ECTS
Duração: 15 semanas/208 horas
Área Científica: Bioquímica

Objectivos

Informação disponível do ano letivo 2015/2016

O objetivo geral desta Unidade Curricular é dotar os alunos de um conjunto de conhecimentos no domínio da Bioquímica e da Bioinorgânica.

Especificamente, pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos que lhes permitam descrever a estrutura e função das principais biomoléculas, conhecer os métodos e técnicas para a sua quantificação, avaliar a sua importância para os seres vivos e compreender o papel dos elementos inorgânicos na química da vida.

Os alunos deverão aplicar corretamente os conceitos, princípios científicos, métodos e procedimentos bioquímicos para a compreensão de aspetos relevantes, designadamente, composição e energética das células e organismos, biossíntese e características das biomoléculas, bem como a aplicação dos conhecimentos adquiridos a situações novas com relevância nesta ou outra área científicas.

Esta Unidade Curricular pretende desenvolver um conjunto de competências interpessoais, instrumentais e sistemáticas, incluindo competências para recolher, selecionar e interpretar informação científica relevante no domínio dos conhecimentos em Bioquímica e sua aplicação a novas situações na sua área de formação e áreas afins que lhes permita identificar e interpretar os conteúdos lecionados, discutir sobre as suas implicações e comunicar ideias e conhecimentos científicos, sob forma oral e escrita, organizadas de modo coerente e lógico sobre assuntos do âmbito da disciplina.

Programa

Informação disponível do ano letivo 2015/2016

Conteúdos Programáticos:

 

I - Parte Teórica:

Introdução. Os objetivos da bioquímica e a sua correlação com as outras ciências. Breve história da evolução da Bioquímica. A célula e os seus componentes bioquímicos. Métodos e Técnicas utilizadas em Bioquímica. Os novos desafios da Bioquímica

Os organismos vivos. A estrutura das células procariotas. A estrutura das células eucariotas. Estruturas e funções celulares dos principais organitos. As principais características dos seres vivos. As biomoléculas e os elementos que as constituem.

A água e os iões inorgânicos nos biossistemas. Principais iões inorgânicos presentes nos seres vivos. Propriedades físicas e químicas da água. A água como solvente. Solvatação e hidratação. Efeito da temperatura e da pressão na capacidade de solubilização da água. Funções biológicas da água. Fenómenos de osmose e pressão osmótica. Auto ionização da água. Kw e pKw. pKa, pKb, pH e pOH. A importância do pH nos sistemas biológicos. Regulação do pH celular e soluções tampão. Principais fluidos biológicos.

Características funcionais das biomoléculas. A cadeia carbonada e os principais grupos funcionais das biomoléculas. Ligações que intervêm nas estruturas tridimensional das biomoléculas. Classificação das biomoléculas. Processos e reações bioquímicas nos seres vivos.

Aminoácidos. Estrutura e classificação dos a-aminoácidos. Principais propriedades físicas dos aminoácidos. Isomeria óptica. Principais propriedades químicas: ionização em solução aquosa, reacções do grupo carboxilo e amino, desaminção enzimática e por acção do ácido nítrico, reacções devidas à presença do grupo amino em posição a do grupo carboxilo, reacções devidas às cadeias laterais. Titulação de aminoácidos. Ponto isoeléctrico. Efeito tampão.

Péptidos. Classificação e nomenclatura. Alguns péptidos com importância biológica, glutationo e hormonas peptídicas. Composição em aminoácidos. Hidrólise das cadeias peptídicas. Determinação dos aminoácidos terminais e estudo da sequencia dos aminoácidos na cadeia peptídica.

Proteínas. Classificação: quanto à forma, solubilidade e composição. Propriedades químicas das proteínas: carácter anfotérico e reações características. Massas moleculares das proteínas e sua determinação. Solubilidade em água. A constante de solubilidade (Ks). Teoria de Debye-Huckel da interação iónica. Força iónica de uma solução. Propriedades físicas das soluções de proteínas: óticas, osmóticas, viscosidade, sedimentação. Fatores que influenciam as propriedades das proteínas. Desnaturação e solubilidade. Influência dos eletrólitos, do pH, da temperatura e dos solventes. Aplicações analíticas. Estrutura tridimensional das proteínas: arranjo primário, secundário, terciário e quaternário. Ligações que participam na estrutura tridimensional das proteínas. Colagénio – composição, níveis de organização estrutural e principais funções. Mioglobina - composição, níveis de organização estrutural e principais funções. Hemoglobina composição, níveis de organização estrutural e principais funções. Transição alostérea de Oxihemoglobiona em Desoxihemoglobina. Casos de toxicidade: Metahemoglobina.

Bioquímica Inorgânica. Algumas aplicações da Bioquímica inorgânica. Ação dos elementos inorgânicos na Vida: elementos essenciais, elementos tóxicos e elementos usados em terapia/diagnóstico. Biodistribuição dos elementos e compostos inorgânicos: Na, K, Cl, Ca, Mg, Mn, Zn, Ni, Fe, S, Se, Cu, Mo Co, fostatos, sulfatos e carbonatos. Ocorrência e interação com as biomoléculas. Elementos metálicos e não metálicos mais comuns das biomoléculas.

Biomoléculas com elementos inorgânicos na sua composição. Porfirinas e Cromoproteínas. Composição e estrutura das porfirinas. Classificação das cromoproteínas e o seu papel bioquímico. Classificação das metalobiomoléculas. Metaloproteínas: Proteínas transportadoras de oxigénio, de eletrões e metaloenzimas. Estruturas e propriedades das biomoléculas transportadoras de electrões. Citocromos. Papel dos elementos metálicos e não metálicos na função das proteínas

Glúcidos. As Oses. Estrutura e classificação das oses. Estereoisomeria. Enantiómeros: série D e série L. Nomenclatura e propriedades das oses. Propriedades químicas: esterificação, oxidação, reacção com os ácidos concentrados, reacção com a fenilhidrazina. Formação de acetais e estrutura cíclica das oses. Os Ósidos. Estrutura e classificação dos ósidos: holósidos e heterósidos. Maltose, lactose e sacarose. Amido e glicogénio, celulose e quitina, ácidos siálicos e outros.

Nucleótidos. Pentoses, bases azotadas púricas e pirimídicas. Nucleósidos e nucleótidos. Estrutura, nomenclatura e propriedades dos nucleótidos. Funções metabólicas dos nucleótidos. Estrutura dos ácidos nucleicos. Estrutura e tipos de ácidos nucleicos: DNA e RNA. Informação genética, evidências experimentais do DNA como material genético. Fluxo da informação genética, características do código genético.

Lípidos. Ácidos gordos. Estrutura, nomenclatura e propriedades dos ácidos gordos. Reacções mais comuns dos ácidos gordos insaturados. Micelas e sabões. Alguns derivados dos ácidos gordos: prostaglandinas, tromboxanos e leucotrienos. Glicerolípidos. Estrutura, nomenclatura e propriedades dos acilglicerois e fosfoacilglicerois.  Esfingolípidos. Estrutura, nomenclatura e propriedades dos esfingolípidos.  Alguns esfingolípidos: esfingomielinas, cerebrósidos e gangliósidos. Lípidos poli-isoprénicos. Estrutura, nomenclatura e propriedades dos lípidos isoprénicos. Esteróides. Estrutura, nomenclatura e propriedades dos compostos esteróides. Colesterol e ácidos biliares. Hormonas esteróides.

Líproproteínas plasmáticas. Principais tipos de lipoproteínas plasmáticas, caracterisiticas e funções.

Biomembranas. Composição química. Estrutura das biomembranas. Modelo do mosaico fluído. Distribuição e difusão de lípidos e proteínas. Componentes glucídicos. Processos de transporte através das biomembranas.

Energética bioquímica. Variações da energia livre de Gibbs nos processos bioquímicos. Acoplamento energético de reacções. Relação quantitativa entre DG e a Keq de uma reacção. Transferência de energia entre reações acopladas. Importância dos compostos com elevado potencial químico: ATP e outros. Ciclo energético nas células. Resolução de exercícios.

Processos redox em sistemas biológicos. Revisões sobre condutividade das soluções de eletrólitos. A célula galvânica e seu diagrama. Força eletromotriz. Potencial de elétrodo. Elétrodo padrão de hidrogénio. Relação quantitativa entre DG e o potencial de redução e entre Keq de uma reação e o potencial de redução. Diferença de potencial e espontaneidade das reações de célula. Equação de Nernst. A célula eletroquímica. Potencial eletroquímico. Algumas oxidações biológicas relevantes. Resolução de exercícios.

Enzimas e Catálise Enzimática. Enzimas. Funções metabólicas dos enzimas. Estrutura, propriedades e nomenclatura dos enzimas. Centro activo e centro alostéreo. Metaloenzimas: zinco, molibdnénio, cobalto, selénio e outros. Classificação dos enzimas. Classificação com base na solubilidade. Classificação internacional dos enzimas.

Cinética das reações bioquímicas. Conceito de velocidade da reação e ordem de reação. Energia de ativação e influência da temperatura. Papel dos catalisadores. Catálise enzimática. Velocidade inicial das reações enzimáticas. Influência da concentração em enzima e influência da concentração em substrato. O complexo enzima-substrato. Equação de Michaelis-Menten. Linearizações segundo Lineweaver-Burk, Hanes-Wölf, Eadie-Hofstee e Eisenthal-Cornish-Bowden. Influência de alguns agentes físicos e químicos sobre a velocidade das reacções enzimáticas: influência do pH, da temperatura e de produtos químicos.

Enzimas alostéreos. Efectores alostéreos. Mecanismo das reacções enzimáticas. Mecanismo de acção dos enzimas.

Co-factores: iões metálicos, grupos prostéticos e coenzimas.

Vitaminas. Modelos e modelação da actividade enzimática. Especificidade da ação enzimática. Especificidade ligada ao tipo de reação e ao substrato.

As principais vias metabólicas. Conceito e tipo de vias metabólicas. Compartimentação e inter-relação das vias metabólicas. Mecanismos de regulação das vias metabólicas. O papel do ATP nos processos metabolicos. Cadeias transportadoras de eletrões no mitocondrio e no cloroplasto. Fotofosforilação e fosforilação mitocondrial. Introdução ao metabolismo glucídico, lipídico e proteíco. Catabolismo de glúcidos, lípidos e proteínas. Descrição e caracterização geral das vias de metabolização de oses, ácidos gordos, aminoácidos e ácidos nucleicos. Fundamentos gerais da integração e regulação metabólicas.

 

II- Parte Prática

Apresentação da componente laboratorial. Os objetivos da componente laboratorial. As boas práticas do trabalho laboratorial. O relatório do trabalho laboratorial. Utilização do caderno de laboratório.

Aspectos quantitativos da ionização dos aminoácidos. Ionização dos aminoácidos e pH do meio. Ponto isoelétrico. Efeito tampão. TP 1 – Resolução de exercícios de aplicação de aminoácidos. PL 1 – Titulação potenciométrica de aminoácidos: alanina e ácido glutâmico. Análise de curvas de titulação. Determinação dos valores de  pKa e pI.

Eletroforese. Aspetos gerais. Eletroforese em papel e em gel. Aplicações analíticas. PL 2 –Separação eletroforética de aminoácidos. Separação dos aminoácidos de uma mistura por eléctroforese em papel em meio ácido e em meio básico. TP 2 - Resolução de exercícios de aplicação sobre separações eletroforética de biomoléculas.

Espetrometria de absorção molecular. Lei de Lambert-Beer. Espectrómetros. Espectrometria de absorção molecular UV/Vis. Aplicações analíticas. TP 3 - Resolução de exercícios.

Propriedades espectrométricas da Hemoglobina. PL 3 - Preparação de desoxi-hemoglobina e meta-hemoglobina a partir de oxi-hemoglobina. Avaliação dos espectros característicos das diferentes formas de hemoglobina.

Doseamento de proteínas. PL 4 - Doseamento espetrofotométrico da proteína total de um extrato vegetal. TP 4 - Resolução de exercícios de aplicação sobre técnicas espetrométricas.

Glúcidos. Oses e Ósidos. Estrutura e propriedades físico-químicas. TP 5 – Resolução de exercícios de aplicação de glúcidos. Reacções colorimétricas características dos glúcidos. PL 5 – Análise de glúcidos por reações coradas. Identificação de cinco glúcidos (glucose, frutose, maltose, sacarose e amido) em solução por meio de reações coradas.

Alguns métodos separativos: centrifugação, ultrafiltração, diálise e cromatografia. Centrifugação. Conceitos gerais. Ultracentrifugação. Centrifugação analítica e centrifugação preparativa.

Diálise. Utilidade e aplicações. Efeito de Donnan e sua aplicação prática. PL 6 - Diálise de uma solução salina de caseína. TP 6 - Resolução de exercícios sobre diálise

Cromatografia. Conceitos e Aplicações analíticas em Bioquímica. PL 7 - Separação dos componentes de uma mistura por filtração gel. Separação de uma mistura de azul de dextrano, cromato de potássio e citocromo c por cromatografia em coluna. Determinação dos coeficientes de distribuição.TP 7 - Resolução de exercícios sobre técnicas cromatográficas.  PL 8 - Separação de lípidos por técnicas cromatográficas. Análise de misturas lipídicas por TLC. Cálculo do valor de Rf. TP 8 - Resolução de exercícios sobre técnicas cromatográficas

Termodinâmica e Termoquímica. Resolução de problemas para aplicação dos princípios da termodinâmica. Resolução de problemas sobre a Lei de Hess. Transferência de energia entre reações acopladas. Reacções Redox. Energética bioquímica. Acerto de reacções de oxidação-redução.  Relação quantitativa entre DG e Keq de uma reação. Relação quantitativa entre DG e potencial de redução. Relação quantitativa entre Keq e potencial de redução. Equação de Nernst. Concentração de iões e potencial elétrico. Problemas de aplicação. TP 8 - Resolução de exercícios de aplicação.

Cinética Enzimática. Equação de Michaelis-Menten. Problemas de aplicação. Equação de Lineweaver-Burk. Linearizações de Lineweaver-Burk e de Eisental-Cornish-Bowden. Resolução de problemas de aplicação.

PL 9 - Estudos cinético da polifenoloxidase. Fatores que influenciam as reações enzimáticas. Estudo do efeito da temperatura, pH, concentração de substrato e enzima e da presença de inibidores. Estudo dos parâmetros cinéticos. Determinação de V, Vmáx e KM da reação enzimática de conversão do catecol pela polifenoloxidase. Equação de Michaelis-Menten. Linearizações de Lineweaver-Burk e de Eisental-Cornish-Bowden. TP 9 - Resolução de exercícios de aplicação de Cinética Enzimática.

Bibliografia

Informação disponível do ano letivo 2015/2016

 

 Campos, L. (2005). Entender a Bioquímica, 4ª edição. Escolar Editora, Lisboa.

Devlin, T.M. (1997). Textbook of Biochemistry with clinical correlations, 4th edition. Wiley-Liss Publication, New York.

Frausto da Silva, J. & Williams, R. (1997). The Biological Chemistry of the Elements. Clarendon Press, Oxford.

Holme, D.J. & Peck, H. (1998). Analytical Biochemistry, 3rd ed., Longman, United Kingdom.

Mathews, C. & Holde, K. (1990). Biochemistry. Benjamin-Cummings Publishing Company, Inc., Redwood City.

McKee, T & McKee, J. (2003). Biochemistry: The molecular Basis of Life, 3nd ed., McGraw-Hill, London.

Quintas A.; Freire, A. P. & Halpern, M. J. (2008). Bioquímica - Organização Molecular da Vida , Edições Lidel, Lisboa.

Rawn, J. (1983) Biochemistry. Harper Ed..New York.

Robyt, J.F. & White, B.J. (1990). Biochemical Tecniques – Theory and Practice, Waveland Press, Inc. United States of America.

Voet, D., Voet, J. G & Pratt, C.W. (2005). Fundamentals of Biochemistry, 2nd ed., John Wiley & Sons, Inc., New York.

Voet, D. & Voet, J. G (2004). Biochemistry. 3rd ed., John Wiley & Sons, Inc., New York.

Zeidan, M. (1996) Experimental Approaches in Biochemistry and Molecular Biology. Wm. C. Brown Publisher.Dubuque.

Zubay, G.L., Parson , W. & Vance, D (1995). Principles of Biochemistry. Wm. C. Brown Publishers, Dubuke.

Zubay, G.L. (1998). Biochemistry. 4th ed. Wm. C. Brown Publishers, Dubuke.

Métodos de Avaliação

Informação disponível do ano letivo 2015/2016

Avaliação e Classificação:

 

O sistema de avaliação está organizado de modo a ter em conta o trabalho realizado e o aproveitamento obtido nas várias componentes da disciplina: teórica, prática não laboratorial e prática laboratorial. A avaliação destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, designadamente a capacidade de enunciar e de resolver problemas, o espirito crítico do aluno, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral.

 

A frequência dos alunos nas aulas teóricas, regulamentada segundo o Despacho nº 22/2012/ECT/EU e por indicação do Departamento de Química deve ser superior a 50% das aulas teóricas.

 

As aulas práticas são obrigatórias e a sua frequência, de acordo com o Regulamento Escolar Interno (Ordem de Serviços 18/2012 de 23 de Agosto) terá que ser superior a 75% das aulas práticas, excepto para os alunos trabalhadores estudantes (inscritos esse estatuto).

 

A componente prática laboratorial será avaliada, numa escala de 0 a 20 valores, de uma forma contínua por integração dos resultados da avaliação quantitativa efectuada nas aulas, tendo em conta a assiduidade do aluno, a preparação prévia da aula, com elaboração do procedimento experimental (fluxograma) no caderno de laboratório, o desempenho observado durante a execução dos trabalhos, a elaboração atempada dos relatórios no caderno de laboratório, com tratamento e interpretação dos resultados obtidos. Será também considerada para avaliação a participação ativa dos alunos no trabalho laboratorial, bem como a capacidade de discutir os resultados e as conclusões dos trabalhos, durante a aula laboratorial. Para os alunos trabalhadores-estudantes que, de acordo com o seu estatuto, optarem por não frequentar as aulas laboratoriais, será considerada a modalidade de exame final prático laboratorial.

 

Na componente prática laboratorial será tida em conta a classificação obtida na avaliação contínua das aulas práticas laboratoriais e caderno de laboratório. Os alunos terão de ter frequência e nota mínima de 10 valores na componente prática laboratorial para se poderem submeter às restantes provas de avaliação.

 

Os alunos com frequência nas aulas laboratoriais que não obtiverem aprovação na componente laboratorial por avaliação contínua apenas poderão submeter-se a avaliação na época de recurso e, no caso de aprovação, terão que efetuar também um exame prático laboratorial.

 

As componentes teórica e prática não laboratorial serão avaliadas por escrito em duas modalidades optativas: frequência ou exame final. A modalidade optativa de frequência será avaliada através de 2 testes escritos, realizados em dois momentos diferentes no semestre. A nota mínima para aprovação na 1ª frequência é de 8 valores. Na modalidade optativa de exame, para avaliação das componentes teórica e prática não laboratorial os alunos resolverão um exame escrito na época normal e/ou na época de recurso. Para obter Aprovação na Unidade Curricular os alunos terão que obter aprovação na Prática Laboratorial (³ 10 valores) e nota mínima de 9 valores na Avaliação por Provas Escritas (média de frequência/exame), de modo a que a Classificação Final da UC seja igual ou superior a 10 valores.

 

No caso de aprovação, a nota final será calculada, atendendo às seguintes ponderações: 25% da componente prática laboratorial e 75% da nota obtida nos testes escritos.

 

Serviço Docente

Informação disponível do ano lectivo 2015/2016

Informação Académica

Neste ponto é disponibilizada toda a informação relacionada com o percurso académico dos alunos da Universidade de Évora. Constitui uma forma rápida e simplificada de aceder a informação sobre candidaturas, matrículas e inscrições, propinas, taxas e emolumentos, regulamentos, calendário escolar, provas públicas, certificação e suplemento ao diploma, prémios e bolsas e ainda obter diversos tipos de formulários.

Guias

Com o objetivo de auxiliar o estudante, são aqui disponibilizados diversos Guias de apoio aos diversos procedimentos académicos

Matrículas e Inscrições

A matrícula é o ato pelo qual o estudante se vincula à Universidade, adquire a qualidade de estudante e o direito à inscrição num dos seus cursos.

A inscrição em frequência é o ato que faculta ao aluno a frequência  das unidades curriculares de um curso.

Unidades Extracurriculares

Os alunos da Universidade poderão ser autorizados a inscrever-se em unidades extracurriculares fora do plano de estudos em que se encontram formalmente inscritos e os créditos obtidos serão considerados no Suplemento ao Diploma, de acordo com a legislação em vigor.

Propinas

Nos termos do Regulamento de Propinas  em vigor, o valor das propinas é independente do número do número de unidades curriculares em que o estudante se encontre inscrito e do número de ECTS obtido em creditação. O montante de propinas a pagar por curso, pela inscrição em tese, dissertação/trabalho projeto ou estágio (D/T/E ou em unidades curriculares no ano letivo 2016/2017, será definida no Despacho de Fixação de Propinas de 2016/2017 constando nos editais dos cursos de formação pós-graduada (3º e 2º ciclo e Pós-Graduações) a propina do respetivo curso em 2016/17.

Prazos de pagamento de propinas

Pode efetuar o pagamento das propinas nos seguintes prazos:

  • Na totalidade no período da 1.ª prestação (com um desconto de 10%, desde que não usufrua de qualquer regime especial de propinas)
  • Em 6 prestações:
    • 1.ª prestação até 30 de Setembro de 2016
    • 2.ª prestação até 30 de Novembro de 2016
    • 3.ª prestação até 31 de Janeiro de 2017
    • 4.ª prestação até 31 de Março de 2017
    • 5.ª prestação até 30 de Abril de 2017
    • 6.ª prestação até 31 de Maio de 2017

Formas de pagamento das propinas

O pagamento pode ser efetuado utilizando:

  • a rede de Caixas Automáticas Multibanco ou processo equivalente através do Homebanking/Internet;
  • presencialmente na tesouraria sita nos Serviços Académicos;
  • via Paypal. Esta forma de pagamento é bastante simples, segura e eficiente tendo como grande vantagem, o facto da transação ficar validada no SIIUE imediatamente após o pagamento. Para usar este serviço deverá possuir uma conta Paypal . A criação desta conta é gratuita. 

A informação necessária para proceder ao respetivo pagamento, está disponível no SIIUE , podendo consultar o Guia de Valores em Pagamento .

Creditação

Para efeitos do disposto na Ordem de Serviço nº14/2014  entende-se por:

"Creditação de formação ", a creditação atribuída à:

a) formação realizada no âmbito do sistema de ensino superior português ou estrangeiro (formação académica), em:

  • Ciclos de estudo
  • Cursos não conferentes de grau
  • Cursos de Especilização Tecnológica
  • Unidades curriculares isoladas

b)   Outras formações realizadas fora do âmbito do ensino superior

"Creditação de experiência profissional ", a creditação atribuída pela experiência desempenho profissional ou científica.

A creditação traduz-se na atribuição e ECTS para efeitos de frequência de um curso e obtenção do correspondente grau na Universidade de Évora. No caso de mudanças de curso ou transferências e de anulação de matrícula a crediatção obtida é inválida.

Dissertações de Mestrado/Mestrado Integrado

O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre contempla para além da parte curricular do mestrado, denominada curso de mestrado, uma dissertação de natureza científica ou um trabalho projeto, originais e especialmente realizados para este fim, podendo ainda consistir num estágio de natureza profissional objeto de relatório final. A possibilidade de elaboração de dissertação, estágio ou trabalho projeto está definido no plano de estudos do respetivo Mestrado.

Prática de Ensino Supervisionada

Os alunos de cursos de 2.º Ciclo - Mestrados que conferem habilitação profissional para a docência na Educação Pré-Escolar e nos Ensinos Básico e Secundário, têm de realizar a Prática de Ensino Supervisionada.

A Prática de Ensino Supervisionada  (PES) constitui-se como uma componente de formação integradora da formação educacional geral, das didácticas específicas, da formação cultural, social e ética, da formação em metodologias de investigação educacional e da formação na área da docência, que visa o desenvolvimento pessoal e profissional do futuro/a docente, através da iniciação da prática profissional num determinado domínio de habilitação para a docência. 

Teses de Doutoramento

Para obtenção do grau de doutor, todos os estudantes têm de ter aprovação nas provas públicas de defesa da uma tese original e especialmente elaborada para este fim, adequada à natureza do ramo de conhecimento ou da especialidade.

Em alternativa, em condições de exigência equivalentes e tendo igualmente em consideração a natureza do ramo de conhecimento ou da especialidade, a tese pode assumir o formato de:

  • Compilação, devidamente enquadrada, de um conjunto coerente e relevante de trabalhos de investigação já objeto de publicação em revistas com comités de seleção de reconhecido mérito internacional, realizados no contexto do ciclo de estudos conducente ao grau de doutor.
  • No domínio das artes, por uma obra ou conjunto de obras ou realizações com carácter inovador, realizados no contexto do ciclo de estudos conducente ao grau de doutor, acompanhada de fundamentação escrita que explicite o processo de conceção e elaboração, demonstre a capacidade de investigação, e o seu enquadramento na evolução do conhecimento no domínio em que se insere.

Provas de Agregação

Os processos académicos referentes a provas de Agregação pautam-se pelos procedimentos constantes do manual de procedimentos anexo à Circular n.º 2/2009

   

Documentos adicionais:

Minuta de Requerimento de Admissão a Provas de Agregação

Legislação   (Decreto-Lei n.º 239/2007 Atribuição do Título Académico de Agregado)

Bolsas e Prémios

A Universidade de Évora procura incentivar e valorizar o mérito e a excelência dos seus alunos, atribuindo anualmente diversas bolsas e prémios aos alunos que se distinguem no seu aproveitamento.

Certificação

Todos os pedidos,  quando devidamente instruídos, poderão ser digitalizados (formato PDF preferencialmente) e enviados por e-mail para atendimento@sac.uevora.pt  

Quando houver lugar a algum pagamento, será disponibilizada no SIIUE , na sequência do pedido, uma referência para que seja possível o pagamento.

FORMAS DE PAGAMENTO:

O pagamento pode ser efetuado utilizando:

  • a rede de Caixas Automáticas Multibanco ou processo equivalente através do Homebanking/Internet;
  • presencialmente na tesouraria sita nos Serviços Académicos;
  • via Paypal. Esta forma de pagamento é bastante simples, segura e eficiente tendo como grande vantagem, o facto da transação ficar validada no SIIUE imediatamente após o pagamento. Para usar este serviço deverá possuir uma conta Paypal   . A criação desta conta é gratuita. 

A informação necessária para proceder ao respetivo pagamento, está disponível no SIIUE  , podendo consultar o Guia de Valores em Pagamento  .

Documentos Emitidos

Reconhecimento de Graus Académicos Superiores Estrangeiros

Em Portugal, a matéria respeitante ao reconhecimento académico de qualificações estrangeiras de nível superior está regulamentada em dois diplomas legais e prevê três regimes de reconhecimento:

1) O registo de diploma é um regime de reconhecimento de graus académicos estrangeiros de nível, objetivos e natureza idênticos aos dos graus de licenciado, mestre e doutor atribuídos por Instituições de Ensino Superior portuguesas, conferindo aos seus titulares todos os direitos inerentes a estes graus académicos. Este regime de reconhecimento encontra-se regulamentado ao abrigo do Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro.

2) A equivalência encontra-se regulamentada ao abrigo do Decreto-Lei n.º 283/83, de 21 de junho e é um processo pelo qual uma qualificação académica estrangeira é comparada a uma qualificação portuguesa, relativamente ao nível, duração e conteúdo programático, sendo também fixada a área científica da equivalência concedida.

3) O reconhecimento é um processo pelo qual uma qualificação académica estrangeira é comparada a uma qualificação portuguesa apenas em nível e encontra-se regulamentado pelo Decreto-Lei n.º 283/83, de 21 de junho.

Os pedidos deverão ser apresentados nos Serviços Académicos da Universidade de Évora. Para qualquer dúvida ou esclarecimento contacte-nos através do seguinte endereço de email: atendimento@sac.uevora.pt

Caso necessite de apoio poderá, ainda, contactar o Centro ENIC/NARIC Portugal (National Academic Recognition Information Centre ). Este centro de informação (integra a Rede ENIC/NARIC constituída por centros dos Estados da União Europeia, membros do Conselho da Europa e da UNESCO) é especialmente vocacionado para dar resposta a questões sobre reconhecimento de diplomas, certificados e títulos estrangeiros.

Impressos e Legislação

Numa estratégia de agilização dos procedimentos administrativos, que permita um melhor e mais rápido atendimento aos utentes, procedemos à disponibilização electrónica dos formulários e impressos para requisição de certidões, de comprovativos ou de candidatura.

A consulta da legislação, em particular, dos documentos internos publicados na UE, é de suma importância para toda a comunidade académica. Antes de qualquer ato, consulte atentamente a LEI / REGULAMENTO correspondente.

Requerimentos Eletrónicos

Como forma de agilizar e simplificar o contacto entre os alunos e a Universidade de Évora, procedemos à disponibilização eletrónica dos “Requerimentos Genéricos” possibilitando assim que os alunos de todos os ciclos de estudos possam fazer on-line requerimentos relacionados com os seus processos académicos.

Para tal, deve aceder ao GESDOC  (Sistema de Gestão Documental da Universidade de Évora), com o seu nome de utilizador e palava-passe habituais (os mesmos dados que utiliza no acesso ao SIIUE, Moodle, etc.), e escolher a opção “Requerimentos - Novo ”.

Serviços Académicos

Os Serviços Académicos constituem uma direção de serviços e desenvolvem a sua ação nos domínios pedagógico-administrativo, da vida escolar dos alunos, da concessão de graus e títulos académicos, assegurando a gestão académica dos processos de ensino-aprendizagem e prestando uma assessoria de qualidade em todas as matérias conexas.

No âmbito da Monitorização da Qualidade dos Serviços Académicos, consulte o relatório de auscultação da opinião dos estudantes . 2014|2015

Mobilidade

A Mobilidade é uma constante nas novas políticas do Ensino Superior, reporta a um sinónimo de Progresso, inovação, criatividade e competitividade.

O seu objetivo primordial passa pelo alargamento dos horizontes, retirando as fronteiras e barreiras para uma educação global, tanto no contexto Nacional como Internacional, criando uma diversidade cultural, baseada na troca de valores, conhecimentos e experiências, levando à emergência de pessoal altamente qualificado.

Os Serviços de Ciência e Cooperação através do Gabinete de Apoio à Mobilidade (SCC) gerem os Programas de Mobilidade entre outras funções, permitindo a alunos, docentes, diplomados e não docentes, uma abertura de horizontes no contexto educacional e profissional.

 

Contactos

Serviços de Ciência e Cooperação
Gabinete de Apoio à Mobilidade

Informação da Equipa

Edifício Santo Agostinho
Rua Duques de Cadaval, apartado 94, 7002-554 Évora
Email : mobilidade@scc.uevora.pt
Telefone : (+351) 266 760 242

Apoio ao Estudante

E porque ser estudante universitário não se resume à frequência das aulas e à realização de provas de avaliação, a Universidade de Évora encontra-se dotada com um conjunto de estruturas que apoiam o aluno na sua vida académica e sócio cultural.

Gabinete de Apoio ao Estudante

O Gabinete de Apoio ao Estudante, integrado nos Serviços Académicos da Universidade de Évora, tem como missão coordenar e exercer competências específicas no âmbito de projetos e ações que visem a captação de novos alunos, a integração, o acompanhamento e a permanência dos estudantes na Universidade e o acompanhamento dos antigos estudantes, cabendo-lhe designadamente:

  1. Colaborar na promoção e divulgação da oferta formativa da Universidade de Évora.
  2. Informar das condições de acesso ao ensino superior e acompanhar o processo de submissão de candidaturas.
  3. Garantir o acolhimento, integração e permanência dos estudantes na Universidade de Évora:
    • Assegurar a participação ativa no processo de acolhimento dos novos alunos e de estudantes estrangeiros, prestando-lhes todo o apoio e acompanhamento necessário à sua inserção na comunidade académica;
    • Proporcionar orientação e apoio socioeducativo, em especial em áreas de integração e bem-estar social dos estudante4s, apoiando e divulgando atividades culturais e de lazer adequadas aos seus interesses;
    • Proporcionar aconselhamento psicológico ou psicoterapia, orientação para estratégias de estudo, nos métodos de aprendizagem e sucesso escolar, no aconselhamento de carreira e apoio à decisão vocacional;
    • Acompanhar e apurar as causas do incumprimento do pagamento de propinas e do abandono escolar, propondo medidas para mitigação e prevenção dessas situações;
    • Proporcionar medidas para fomentar o sucesso académico, através do estudo, analise e identificação dos casos de insucesso académico no termo de cada semestre e propondo medidas a implementar para acompanhamento dos casos identificados;
    • Assegurar a gestão e divulgação do Programa de Ocupação de Estudantes a Tempo Parcial, garantindo a seleção, recrutamento, monitorização e informação aos alunos;
    • Assegurar as participações e a gestão do seguro escolar, disponibilizando informação e esclarecimentos à Companhia de Seguros, aos alunos e estruturas da Universidade de Évora;
    • Assegurar o atendimento no Balcão do Estudante, no que respeita a questões relacionadas com as áreas de intervenção do Gabinete.
  4. Apoiar os estudantes com necessidades educativas especiais, através da sua inclusão no contexto académico, contribuindo para um ensino de qualidade, bem como da identificação de barreiras físicas, de comunicação e informação que obstem à integração social e escolar destes estudantes.

   

CONTACTOS
   e-mail:  atendimento@sac.uevora.pt   
   telefone:  +351 266 760 220
   Morada:  Edifício Santo Agostinho 
   Rua dos Duques de Cadaval 
   7000-883 Évora

ATENDIMENTO
   Presencial:  De Segunda a Sexta das 9h30m às 17h30m
   Telefónico:  De Segunda a Sexta das 09h30m às 13h30m

EQUIPA
   Suzete Isabel Ramos Rico (Coordenadora)
   Ana Luísa dos Santos Atanasio Bagina Alegria
   Maria do Rosário Barbeiro Violante Roque
   Bruno Manuel dos Santos Martins (Psicólogo)

   

VALÊNCIAS:

Provedor do Estudante

A Universidade de Évora tem um Provedor do Estudante, entidade independente e em regime de exclusividade, que tem por função a defesa e a promoção dos direitos e legítimos interesses dos Estudantes.

É designado pelo Conselho Geral e o seu mandato tem a duração de 4 anos.

(Artigo 7.º do Estatutos da Universidade de Évora – Despacho normativo n.º 10/2014, de 5 de agosto)

 

CONTACTOS:

Professor Diogo Figueiredo

Professor Diogo Figueiredo
provedorestudante@uevora.pt

Formulário de contacto

Apoio Social

Os Serviços de Ação Social da Universidade de Évora (SAS) são um organismo de apoio aos estudantes que frequentam a Universidade de Évora, com o objetivo de promover a política de Ação Social Escolar definida no âmbito do Ensino Superior, que lhes permite conceder apoios sociais diretos aos estudantes socialmente desfavorecidos, deslocados ou portadores de deficiência e indiretos a todos os estudantes.

O apoio social direto efetiva-se com a atribuição de bolsas de estudo e auxílios de emergência concedido aos estudantes que não disponham de um nível mínimo adequado de recursos financeiros, sendo constituído por uma prestação pecuniária para comparticipação nos encargos com a frequência de um curso ou a realização de um estágio profissional de carácter obrigatório, atribuída a fundo perdido e no respetivo ano letivo.

A atribuição destas bolsas visa promover a igualdade de oportunidades no sucesso escolar.

Os SASUE prestam ainda apoio indireto aos alunos da Universidade de Évora através do acesso ao serviço de alojamento, ao serviço de alimentação, serviços de saúde e serviços de lavandaria.

Alimentação

Uma das preocupações dos Serviços de Ação Social no âmbito da alimentação é a de fomentar, quer a qualidade, quer a diversidade, na oferta apresentada aos estudantes. Assim, têm sido vários os esforços desenvolvidos neste âmbito. Os SASUE são apoiados por uma empresa de Qualidade Alimentar, que elabora criteriosamente as ementas, garante a qualidade dos géneros utilizados e o cumprimento da legislação de HACCP tendo em vista a futura certificação de qualidade do Refeitório.

A oferta alimentar inclui, para além das 3 opções do Refeitório Verney (prato principal, dieta e opção vegetariana), o prato do dia do Snack-Bar Verney, toda a oferta do Bar Verney e também a ementa do Restaurante Cozinha do Cardeal, no Colégio Espírito Santo. Com o objetivo de em cada momento se saber as ementas em cada unidade, as mesmas são disponibilizadas on-line    e nas plataformas móveis .

A Universidade de Évora dispõe ainda de outras unidades de alimentação que se encontram concessionadas e que para além do serviço de bar oferecem um serviço de refeições sociais e outras: Bar e Refeitório da Mitra, Bar Escola Superior de Enfermagem, Bar do Colégio dos Leões, Bar do Colégio Pedro da Fonseca, Bar do Colégio Mateus d’Aranda.

A aquisição das senhas de refeição poderá ser efetuada em máquinas próprias para o efeito que se localizam no Colégio do Espírito Santo, no Colégio Luís Verney, no Colégio Pedro da Fonseca, no Colégio dos Leões e no Refeitório da Mitra.

Alojamento

Alojamento em Residências Universitárias

As residências universitárias dos Serviços de Ação Social da Universidade de Évora destinam-se a alojamento de estudantes matriculados no ensino superior que frequentam a Universidade de Évora, tendo como prioridade no acesso ao alojamento os alunos bolseiros dos SASUE.

As residências universitárias devem proporcionar aos estudantes alojados condições de estudo e bem estar para facilitar a integração no meio académico e com vista ao seu sucesso escolar.

No âmbito de protocolos existentes nomeadamente no Programa de Mobilidade de Estudante, são reservado o número de camas indispensáveis para os respectivos estudantes estrangeiros.

A Divisão de alojamento reúne 7 residências universitárias com a capacidade para acondicionar 528 estudantes.

As várias residências encontram-se dispersas pela cidade, todas elas têm acesso fácil e relativamente rápido aos edifícios que compõem a universidade.

Todas as residências universitárias dispõem de salas de estudo, convívio e cozinhas devidamente equipadas, roupa de cama e atoalhados e acesso a rede wireless , serviços como limpeza de cozinhas e espaços comuns, lavandaria geral. 

Alojamento Privado

Uma vez que o número de vagas nas residências universitárias é limitado, existe a possibilidade de arrendar um quarto numa casa de família, ou um apartamento/casa mobilada que o estudante poderá compartilhar com colegas. O preço varia, de acordo com o número de quartos, localização e diversas condições de arrendamento.
A procura deste tipo de alojamento dependerá exclusivamente do estudante. De forma a facilitar essa procura, a Associação Académica da Universidade de Évora  faculta uma lista de alojamentos disponíveis.

Ofertas de alojamentos podem também ser consultadas no jornal online da Universidade de Évora, em Classificados .

Conhecer e Viver a UÉ

A Universidade de Évora é uma instituição de ensino superior público universitário, cujas origens remontam a 1559. Tendo sido encerrada no século XVIII, a Universidade reabre novamente em 1973. Atualmente está organizada em departamentos, agrupados em escolas, relacionadas com domínios científicos específicos:

  • Escola de Artes
  • Escola de Ciências e Tecnologia
  • Escola de Ciências Sociais
  • Escola Superior de Enfermagem São João de Deus

Integrado na própria cidade, o campus universitário  compreende um conjunto de edifícios de grande valor patrimonial que testemunham diferentes períodos históricos. Fora da cidade, a Universidade estende-se ao Núcleo da Mitra, a 12 Km. Existem ainda duas herdades experimentais e várias unidades espalhadas por diferentes cidades do sul de Portugal, onde são desenvolvidas atividades de ensino e investigação.

A Universidade tem cerca de 5376 alunos inscritos em formação inicial, 2964 de Mestrado, 185 de Pós-graduação e de Pós-licenciatura e 870 de Doutoramento, aqui exercem funções 670 docentes (cerca de 70% são doutorados) e 401 funcionários não docentes.

O Dia da Universidade  é o dia 1 de novembro , retomando a tradição que remonta a 1559, ano da Fundação da Universidade de Évora. Esta data é tradicionalmente aproveitada para a cerimónia de abertura solene das aulas do ano letivo em que ocorre.

Transporte Percurso Évora-Mitra-Évora

Horário / circuito

O horário de transporte de passageiros para o percurso Évora-Mitra-Évora (circuito em anexo) é o seguinte:
 
08:30 – Évora-Mitra
13:05 – Mitra-Évora
14:00 – Évora-Mitra
18:05 – Mitra-Évora

Portal do Emprego

O Portal do Emprego da Universidade de Évora, integrado na rede internacional de portais de emprego Trabalhando, disponibiliza ofertas de emprego da comunidade "Trabalhando", ofertas exclusivas para membros da Universidade de Évora e inclui diferentes canais de informação, cuja gestão a seguir se determina, que privilegiam a divulgação de outras oportunidades e de atividades promovendo e o encontro entre a oferta e a procura de emprego, a Universidade, os seus diplomados e as empresas (entidades empregadoras).